Nova geração de arqueólogos levam o Antigo Egito ao século 21

Cinco anos atrás, se os arqueólogos desenterrando ruínas faraônicas no Egito encontrassem quaisquer ossos humanos, normalmente seriam jogados fora. “A maioria das missões arqueológicas egípcias olhava para os restos humanos como lixo”, disse Afaf Wahba, uma jovem oficial do Ministério de Antiguidades do Egito.

Mas a osteologia, o estudo dos ossos, é uma prática comum em escavações fora do Egito – e Wahba quer que equipes egípcias sigam o exemplo. Depois de uma campanha de cinco anos, cada província egípcia agora deve ter um osteologista, e Wahba espera que o ministério venha a ter seu próprio departamento de osteologia. Mas, como ela mesma disse: “Eu estou lutando para informar as pessoas no SCA [órgão de gestão do ministério] que os restos humanos são muito importantes.”

A missão de Wahba é um exemplo de uma mudança geral que, otimistas esperam, pode lentamente reformar as instituições estatais burocráticos do Egito, não menos importantes do que seu Ministério de Estado para Antiguidades (MSA). O MSA tem jurisdição final sobre a indiscutivelmente mais impressionante coleção do planeta de monumentos e museus, centenas de sítios, incluindo o túmulo de Tutancamôn, as mesquitas medievais do Cairo, e – nas pirâmides de Gizé – a última maravilha remanescente do mundo antigo.

“É um pouco como o Patrimônio Inglês, o Museu Britânico e um departamento de pesquisa universitária tudo em um só”, disse Chris Naunton, o chefe da Sociedade de Exploração do Egito (EES), uma instituição de caridade britânica que apoia arqueologia egípcia.

No entanto, apesar de seu poder e potencial, o ministério – como muitas instituições egípcias – é muitas vezes acusado de ser um atoleiro de papelada. Arqueólogos estrangeiros reclamam que, por vezes, não é possível importar o equipamento de que necessitam, ou amostras de exportação de rochas para análise. Levar essas amostras para laboratórios estrangeiros é proibido e, como resultado, escavações locais são negligenciadas por doadores internacionais, que priorizam projetos com acesso às mais recentes técnicas de pesquisa. “A burocracia é um monstro no Egito”, disse Giulio Lucarini, professor de arqueologia cujas escavações estão entre as afetadas pela proibição baseada em Cambridge.

The Pyramids at Giza

Arqueólogos locais têm suas próprias frustrações. Muitos querem melhor treinamento de campo, mais oportunidades de promoção, e suas ideias para a reforma raramente são ouvidas. “Se você quer fazer algo, você vai para o seu chefe, e de seu chefe para outro chefe – e assim por diante para obter permissão”, disse Moamen Saad, um outro jovem funcionário do ministério, sobre o processo de se iniciar um novo projeto.

A tomada de decisão é opaca. Ativistas dizem que a mais antiga pirâmide do Egito, a de Djoser em Saqqara, foi arruinada por um esforço de restauração patrocinadas pelo ministério. O ministério nega a acusação – mas sem arbitragem independente, ninguém pode saber quem está certo.

De acordo com Naunton, “há muito pouco mecanismo para criticar o ministério pelo que ele faz. E isso não é muito saudável “. Quando você está falando de uma grande instituição do governo, você deve ser capaz de dizer: talvez haja outra forma de fazer isso.

Mas há esperança no horizonte. Uma nova geração de funcionários, uma nova abordagem para a arqueologia na principal universidade do estado do Egito e uma nova liderança no ministério deu a arqueólogos a esperança de que as coisas podem mudar gradualmente. Wahba e Saad personificam isso. O entusiasmo de Wahba para a osteologia, por exemplo, poderia mexer com a abordagem do ministério para a pesquisa.

Saad quer melhorar a educação prática dada a jovens funcionários do ministério. Cursos de arqueologia em universidades egípcias são baseadas em teoria, fazendo com que os novos recrutas cheguem ao ministério com nenhuma experiência de escavações arqueológicas. Fora um curso de uma semana no deserto do Sinai, a MSA faz pouco para reforçar suas habilidades.

Saad quer mudar tudo isso. Em 2012, enquanto trabalhava nos templos de Luxor, ele e seus colegas locais criaram a sua própria escola de treinamento de campo, dando a 100 funcionários um novo conjunto de habilidades que teria sido difíceis de se encontrar em outros lugares.

Agora Saad quer replicar o esquema em outros lugares. “Este é o meu projeto de sonho – fazê-lo de novo e de novo”, disse ele. “Vários colegas me deram uma mão. Agora eu quero dar uma mão aos meus colegas. ”

Mideast Egypt Antiquities

Mohamed Gamal, de 33 anos, é um ex-curador do Grand Museu Egípcio – um dos dois museus de egiptologia inacabados que estão sendo construídos para complementar o velho e desordenado museu egípcio em Tahrir Square. Como muitos observadores, Gamal sente que ainda não está claro como os três museus irão complementar um ao outro – então ele está desenvolvendo um plano diretor que, se adotado, pode, finalmente, dar a cada um do trio um mandato claro e único.

“Uma pergunta muito simples que sempre é feita é: por que você tem dois novos museus na mesma cidade? O que você vai fazer com o [antigo] museu egípcio? Durante os últimos anos, ninguém do lado egípcio teve uma boa resposta “, disse Gamal. “Portanto, na proposta que estou trabalhando, espero ter a resposta.”

Gamal, Saad e Wahba não estão sozinhos. Eles acham que são parte de um grupo de cerca de 60 recém chegados, todos com a intenção de ajudar o ministério a atingir o seu potencial. “Eles tem consciência”, disse Naunton do EES, “de que há uma oportunidade – se eles e outros como eles puderem entrar nas posições certas no ministério – de genuinamente reformas as coisas, para se certificar de que o ministério está lidando da melhor maneira com todos os desafios que enfrenta”.

Grupos incluindo o EES estão lhes dando uma mão. Em parceria com o ministério, o EES premia com bolsas de estudos alguns dos melhores da MSA, levando seis jovens oficiais – incluindo Gamal e Wahba – para a Grã-Bretanha para workshops com líderes curadores, conservadores e arqueólogos britânicos, e acesso a algumas das melhores bibliotecas arqueológicas do mundo. No próprio Egito, a Ancient Egypt Research Associates (Aera), um grupo de conservação americano, passou a última década dando treinamento de campo para arqueólogos egípcios – proporcionando à última geração, incluindo Moamen Saad, um conjunto sem precedentes de habilidades de campo. Este ano, esta mudança de abordagem se espalhou para a Universidade do Cairo, onde o novo chefe de conservação, Mostafa Attia, introduziu treinamento de campo pela primeira vez.

Os grupos estrangeiros, como Aera e EES estão cientes do equilíbrio que, como estrangeiros, devem atacar, enquanto interveniente em uma indústria em que o colonialismo lança uma longa sombra. Mas eles argumentam que a orientação que dão ao Egito o faz menos dependente de especialistas estrangeiros. Arqueólogos estrangeiros dizem que há cinco anos, antes dos workshops da Aera terem feito muito progresso, você não seria capaz de encontrar pessoal para uma escavação exclusivamente com os arqueólogos locais competentes – a maioria dos egípcios não tinham o treinamento.

Howard Carter Pointing at King Tutankhamun's Tomb

Agora isso está mudando: pela primeira vez, as escavações estão sendo composta apenas por egípcios. “E é assim que deve ser”, disse Naunton. “Devem ser pessoas como Moamen e Afaf que estão executando os projetos arqueológicos mais importantes no Egito -, mas até recentemente isso não era possível, o que dava à coisa toda uma sensação muito colonial.”

Por seu lado, o ministério diz que quer modernizar. Ele saúda positivamente projetos como as escolas de campo Aera, e as bolsas de estudo da EES, de acordo com Hisham Elleithy, que dirige um departamento dentro da MSA. “Quando eles voltam de suas bolsas de estudo”, disse ele, “eles podem transferir a sua experiência aos seus colegas nos museus e sítios.”

Se houver falhas, eles são muitas vezes causadas por problemas alheios ao controle do ministério, Elleithy acrescentou. A revolta de 2011 causou um colapso no turismo, o que reduziu as receitas do ministério em 95%. Como resultado, já tem sido um esforço pagar seus 44.000 funcionários, muito menos embarcar em grandes projetos de reforma. O saque de centenas de sítios arqueológicos, entretanto, é devido a um vácuo de segurança causada pela revolta.

O ministro de antiguidades recém-nomeado, Mamdouh Damaty, é dito ser aberto a novas idéias, e já nomeou novos rostos para posições-chave. “Professor Damaty tem um monte de grandes idéias”, disse Elleithy. “[Ele está] incentivando a geração mais jovem … escolhendo as pessoas certas para os lugares certos. Sua idade não importa – é sua experiência e idéias “.

Jovens oficiais esperam que esta promessa resulte em mudanças reais. “Confie na nova geração”, disse Saad, em um apelo que vai ressoar em todo o Egito pós-revolucionário. “Seja flexível, ouça-os e as suas ideias … Vamos testá-lo e se está OK, vamos continuar com ele. Mas não diga não desde o início”.

Fonte: http://www.theguardian.com/world/2014/oct/23/egypt-archaeology-restoration-pyramids

Acessado em 06/01/2015e.v.

Habilidades

Postado em

6 de janeiro de 2015

Enviar Comentário