Miquerinos|Menkaure|Menkaura|Mykerinos foi o 5º faraó da 4ª dinastia, sucedendo Quéfren, seu pai. É mais conhecido por sua pirâmide em Giza (Netjer-er-Menkaure significando “Miquerinos é Divino“) e pela estátua mostrando o rei juntamente com deusas e sua esposa Khamerernebty.

Em 1837, o oficial do exército inglês Richard William Howard Vyse e o engenheiro John Shae Perring começaram escavações na pirâmide de Miquerinos. Na câmara mortuária principal eles encontraram um grande sarcófago com cerca de 244cm de comprimento, 91cm de largura e 89cm de altura, feita de basalto . O sarcófago foi inscrito com hieróglifos embora ele tenha sido decorado no estilo de fachada de palácio. Adjacente à câmara funerária foram encontrados fragmentos de madeira de um caixão com o nome de Miquerinos e um esqueleto parcial envolto em um pano grosso.

O sarcófago foi removido da pirâmide e enviado de navio para o Museu Britânico, em Londres, mas o navio mercante Beatrice se perdeu depois de deixar o porto de Malta, em 13 de outubro de 1838. Os outros materiais foram enviados por um navio separado, e estes agora residem no museu com os restos do caixão de madeira.

Miquerinos foi o personagem de um poema do século 19 escrito pelo poeta inglês Matthew Arnold, entitulado “Mycerinus”.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Menkaure

Acessado em 26/01/2015e.v.