Hórus Aha|Hor Aha foi o segundo faraó do Antigo Egito, sucedendo seu pai Menés. Seu nome Hor-Aha é uma interpretação do Nome-de-Hórus do Faraó, um elemento da titularia real associada ao deus Hórus e pode ser compreendido como Hórus, o Lutador.
Para a Época Tinita, os registros arqueológicos referem-se aos faraós por seus Nomes-de-Hórus, enquanto que os registros históricos, como evidenciado nas listas reais de Turim e Abidos, usam uma titularia real alternativa, o Nome-Nebty. O consenso geral dos egiptólogos seguiu os achados de Petrie em conciliar os registros e conectá-los: Hórus Aha (arqueológico) com o Nome-Nebty Ity (histórico).
Existe alguma controvérsia a respeito deste faraó e alguns acreditam que ele seja a mesma pessoa de Menés, enquanto outros (eu, inclusive) pensem que Menés seja naverdade Narmer e, assim, o pai de Hórus Aha.
Hórus Aha tornou-se faraó aos trinta anos e governou até seus sessenta e dois anos. Durante seu reinado empreendeu campanhas contra núbios e líbios, manteve relações comerciais com o corredor Sírio-Palestino, fornecedor de madeira de cedro e ordenou a edificação de um templo à Neith em Saís.
Sua esposa principal foi Benerib, cujo nome foi escrito ao lado de seu número de peças (históricas), em particular, na tumba B14 em Abidos. A tumba B14 está localizada diretamente adjacente ao sepulcro de Hórus Aha. Outra de suas esposas foi Khenthap, com quem teve seu filho e sucessor, Djer, conforme consta na Pedra do Cairo.
Sua tumba está localizada na necrópole dos reis da 1ª Dinastia em Abidos, conhecida como Umm el-Qa’ab. É composta por 3 largas câmaras B10, B15 e B19, diretamente adjacentes à tumba de Narmer. As câmaras são retangulares e cavadas no próprio chão do deserto e com paredes de tijolos de barro.
Uma importante “inovação” de sua tumba foi o enterro de membros da corte real juntamente com o faraó. Não se sabe se estes foram mortos ou se cometeram suicídio, mas foram encontrados servos, anões, mulheres e até cães, num total de 36 enterros subsidiários.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Hor-Aha
Acessado em 08/01/2015e.v.