Djer foi o terceiro faraó do Antigo Egito, sucedendo seu pai, Hórus Aha. Seu Nome-de-Hórus significa “Hórus que socorre”.

A Lista Real de Abidos coloca o terceiro faraó como Iti, a Lista Real de Turim cita um nome danificado, começando com  It…, enquanto Manetho lista Athothis.

A evidência da vida e reinado de Djer estão:

  • Tumba em Umm el-Qa’ab, Abidos
  • Impressões em selos das sepulturas 2185 e 3471 em Saqqara
  • Inscrições nas sepulturas 3505, 3506 e 3535 em Saqqara
  • Impressão em selo e inscrições de Helwan (Saad 1947: 165; Saad 1969: 82, pl. 94)
  • Vaso de Turah com o nome de Djer (Kaiser 1964: 103, fig.3)
  • UC 16182 Tablete de marfim de Abidos, na tumba subsidiaria 612 no recinto de Djer (Petrie 1925: pl. II.8; XII.1)
  • UC 16172 enxó de cobre com o nome de Djer (tumba 461 em Abidos, Petrie 1925: Pl. III. 1. IV. 8)
  • Inscrição de seu nome (de autenticidade questionável) de Wadi Halfa, Sudão.

As inscrições, em marfim e madeira, estão em uma forma muito precoce de hieróglifos, dificultando a tradução completa, mas um selo de Saqqara pode descrever o início da prática de sacrifícios humanos do Antigo Império. Um tablete de marfim de Abidos menciona que Djer visitou Buto e Saís no Delta do Nilo. Um dos seus anos de reinado na Pedra do Cairo foi nomeado “Ano de ferir a terra de Setjet“, que muitas vezes é especulada ser o Sinai ou além. Informações obtidas na Pedra de Palermo assim como registros materiais (cobre e turquesa) mostram que houve certa atividade militar no Sinai e, possivelmente, na Palestina.

As inscrições provam que foi introduzida por ele a tradição de comemorar a cada dois anos, a Escolta de Hórus. Além disso, é mencionado que Djer fundou o Domínio Real Semer-netjeru (“Excelência dos deuses” ) e a nova Residência Real Hor-sechentj-dju (“Hórus sobe acima das montanhas” ).

Manetho também afirmou que Atótis, que é as vezes identificado como Djer, escreveu um tratado de anatomia que ainda existia em seu tempo, mais de dois milênios depois.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Djer

Acessado em 08/01/2015e.v.