Den|Hor-Den|Dewen| Udimu é o Nome-de-Hórus do 5º faraó do Egito e seu nome provavelmente significava “aquele que trás a água“. É conhecido por ter levado prosperidade a seu reino e várias inovações são atribuídas a ele: foi o primeiro a utilizar o título de Rei do Baixo e Alto Egito e o primeiro caracterizado com a dupla coroa (vermelha e branca). O chão de sua tumba em Umm el-Qa’ab, próxima a Abidos é feita de granito vermelho e preto, a primeira vez que esta pedra dura foi usada como material de construção no Egito. Durante seu longo reinado foram estabelecidos vários padrões de corte e realeza usados pelos governantes posteriores, além de ter sido altamente estimado por seus sucessores imediatos.

O historiador grego Manetho o chamava “Oúsaphaîdos” e creditava a ele um reino de 20 anos, enquanto o Lista Real de Turim está danificada e incapaz de prover informações a respeito da duração de seu reinado. Concomitantemente com a regência de  sua mãe, Meritneith, enquanto ainda era muito novo, egiptologistas e historiadores geralmente acreditam que Den tenha reinado por 42 anos, baseados em inscrições da Pedra de Palermo.

O serekh de Den é bastante encontrado em impressões de selos de barro, em rótulos de marfim e em inscrições em vasos de xisto, diorito e mármore em Saqqara e Abu Rawash. Seu nome também é atestado em documentos posteriores, como os Papiros Médicos de Berlim (Período Ramissida), que discute vários métodos de tratamentos e terapias para um número de diferentes doenças, alguns deles originários do reino de Den. Além disso, o faraó é mencionado no famoso Livro dos Mortos de Ani, (também do Período Ramissida) no capítulo 64.

O nome de batismo de Den (Khasty) foi mal interpretado nos tempos Ramissidas. A Tabela Real de Abidos possui “Sepatju” escrito com os dois símbolos para “distrito”. Isso deriva do símbolo dos dois desertos que Den usava originalmente. A Lista Real de Turim traz referência a “Qenentj”, o que é bastante difícil de traduzir. A origem dos hieróglifos usados nesta Lista permanecem desconhecidos. Misteriosamente, a Tabela Real de Saqqara omite Den completamente.

Outra importante inovação durante o reino de Den foi a introdução de numeração utilizando hieróglifos. Antes disso, os eventos importantes do ano eram apenas representados em sinais e miniaturas, às vezes guiada pelo sinal hieroglífico de uma palma lisa (renpet), que significa “ano”. Do reinado de Den em diante, os egípcios usaram hieróglifos de numeração para uma série de propósitos, incluindo o cálculo de arrecadação de impostos e para anotar seus eventos anuais.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Den_(pharaoh)

Acessado em 13/01/2015e.v.