Semencaré|Anjjeperura Semenchkare|Semenejkara, foi provavelmente o mais breve e enigmático faraó da XVIII Dinastia , governando de aproximadamente 1.338a.c. a 1.336a.c.

O nome de Semencaré aparece no final do reinado de Akhenaton, convertido em co-regente do trono e, nessa condição, seu sucessor.

Todavia, há muitas dúvidas e teorias sobre sua identidade. As mais aceitas são:

  • Ele seria um dos filhos de Amenófis III com um de suas esposas reais, talvez Tiy. Nesse caso, ele seria irmão de Akhenaton.
  • Ele seria marido de Meritaton, a filha mais velha de Akhenaton e, por conseguinte, genro do rei. Era adepto convicto da doutrina de Aton, razão pela qual Akhenaton – que não teria herdeiros masculinos – escolheu-o para sucedê-lo. Em alguns anéis de fiança encontrados em Amarna, ele é referido como o “predileto de Aton”. Por outro lado, se correta essa teoria, é estranho que ele não tenha adotado um nome em homenagem a Aton, como o fez Tutancaton (depois, Tutancâmon).
  • Ele seria filho de Akhenaton com uma de suas esposas secundárias e, desse modo, herdeiro legítimo do trono. No entanto, até hoje somente se registra Tutancâmon como filho homem de Akhenaton.
  • Ele seria, na verdade, não um homem mas a própria esposa de Akhenaton, a famosa Nefertiti que, a exemplo de Hatshepsut, teria adotado aparência e títulos masculinos para assumir o trono, após a morte do marido. Em favor dessa teoria conta o fato do nome de Nefertiti deixar de ser mencionado à época em que aparecem referências a Semencaré.

 

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Semencaré

Acessado em 18/08/2015e.v.