Djoser|Djeser|Zoser foi o 1º faraó da 3ª Dinastia do Antigo Egito. Foi filho do rei Khasekhemwy e da rainha Nimaethap, mas se ele era o sucessor direto ao trono, não é claro. Muitas Listas Reais ramissidas nomeiam um rei chamado Nebka antes dele, mas como ainda hoje há dificuldades de conectá-lo a Nomes-de-Hórus contemporâneos, alguns egiptologistas questionam a sequência proferida.

A estátua de pedra calcária pintada de Djoser, agora no Museu Egípcio, no Cairo, é a mais antiga estátua egípcia em tamanho natural conhecida. Hoje, no local onde foi encontrado, em Saqqara, uma cópia de gesso da estátua está no lugar da original. A estátua foi encontrada durante as escavações do Serviço de Antiguidades de 1924-1925.

Em inscrições contemporâneas, ele é chamado Netjerikhet, que significa “divino de corpo.”

Hetephernebti é identificada como uma das rainhas de Djoser e Inetkawes foi sua única filha conhecida por nome. A relação de Djoser e seu sucessor, Sekhemkhet, não é conhecida e a data de sua morte é incerta.

Djoser despachou várias expedições militares à Península de Sinai em busca de minerais valiosos, como a turquesa e o cobre. 

Seu mais famoso monumento foi a Pirâmide de Degraus, que consistia na construção de várias mastabas, uma em cima da outra. Estas formas iriam, eventualmente, levar ao padrão de tumbas piramidais posteriormente. Manetho, vários séculos mais tarde, faz alusão a vários avançados na arquitetura durante seu reinado, mencionando que “Tosorthros” – como ele o chamava – descobrira como construir com pedras lavradas, assim como sendo lembrado como o médico Esculápio e por introduzir algumas reformas no sistema de escrita. Modernos estudiosos acreditam que Manetho originalmente escreveu – ou pretendeu escrever – estes feitos a Imuthes, que foi posteriormente identificado a Esculápio pelos gregos e romanos, e corresponde a Imhotep, o famoso ministro de Djoser que projetou a construção da Pirâmide de Degraus.

Embora ele pareça ter iniciado uma tumba inacabada em Abidos, Djoser foi eventualmente enterrado em sua famosa pirâmide em Saqqara, construída em pedra calcária. Ela é enorme e contém apenas um corredor apertado que conduz próximo ao meio do monumento, terminando em uma câmara áspera onde a entrada do túmulo estava escondida. Esta construção interior mais tarde foi preenchida com entulho, pois não tinha mais utilidade. A pirâmide possuía outrora 62 metros de altura e tinha uma base de aproximadamente 125 X 109 metros, coberta de calcário branco polido.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Djoser

Acessado em 20/01/2015e.v.